Estratégias eficientes para sair da comoditização oferecendo produtos e serviços diferenciados, garantindo margem e lucro.

Não é novidade que necessitamos agregar serviços ao varejo tradicional para diferenciação da loja em relação ao mercado, atraindo e fidelizando os clientes.

Porém de forma muito errônea, acredita-se que basta atender bem ao cliente e já estamos nos diferenciando. Não! Isto é básico, independente da forma como sua concorrência atende os clientes deles.

Um conjunto de ações ou estratégias de diferenciação, faz com que cada cliente se identifique com a empresa tornando aquele conceito como algo único, diferenciado.

Indo direto ao ponto, a diferenciação pode trazer vantagem na forma como o cliente memoriza sua marca, e influencia na tomada de decisão do cliente, no momento em que ele está decidindo ir fazer suas compras. Muitas vezes na mente do cliente, ele, de forma intuitiva, opta em ir até determinada loja com base em experiências anteriores, conveniência, indicação, marketing ou até mesmo curiosidade.

Traduzindo para o varejo, as possibilidades de diferenciação são diversas. Vou deixar aqui algumas delas, com fácil aplicação e que podem garantir mais venda e lucro para seu negócio.

  • Investir na oferta de produtos de preparo rápido ou consumo imediato, como pizzas, legumes fracionados, salada, salada de frutas, sucos, sopas, refeições entre outros. Esses tipos de produtos possuem geralmente alto potencial de criar valor para com os stakeholders e clientes, tendem a aumentar o ticket médio e ao mesmo tempo possuem alta rentabilidade, podendo ser utilizados insumos em perfeito estado que se não vendidos, seriam destinados a quebras.
  • Uso de tecnologias inovadoras como aplicativos com marca própria para uso em loja ou delivery, gôndolas interativas, selfcheckouts, totens ou vending machines podem dar um boom na experiência de compra do seu cliente, ampliando também sua diferenciação. A interação com os clientes durante a jornada de compra gera gatilhos e sensações positivas que ficam associadas à loja, de tal forma que o cliente constantemente volta a comprar sem saber elencar exatamente os motivos. Além disso, alguns aplicativos interagem com os clientes durante as compras, enviando notificações e ofertas personalizadas de acordo com a preferência dos clientes, impulsionando as vendas com criação de demanda e satisfazendo os mesmos.
  • Investir em produtos de marca própria ajuda a fortalecer o branding e pode fixar positivamente sua marca na mente do cliente, fidelizando e fomentando altos níveis de diferenciação. Podem ser criadas parcerias com fornecedores para produção e embalagem, e determinados produtos podem ser processados e embalados em loja. Assim, intensificando a visibilidade da marca e criando referência junto ao produto.
  • Investir em mix com produtos não comuns ou importados, também pode ser um aspecto de diferenciação (dependendo do público predominante). Importante escolher os produtos baseado nas tendências de consumo do seu público, fazendo pequenos testes e validando. Você também pode criar em loja um ponto em que estes produtos estejam agrupados e de forma bem sinalizada. Tratando de produtos quase que exclusivos na sua região ou proximidade, e sem um preço balizado pelo mercado, pode-se obter alta rentabilidade, além de aumentar ticket médio pois o cliente compra além do que estava predestinado a comprar. Após fortalecer essa diferenciação, a maioria dos clientes tende a ir direto nesta seção para ver as novidades que a loja possui. Porém, há um ponto de atenção nesta estratégia, pois ao inserir produtos que não conhecemos o giro, podemos gerar altos índices de quebra, caso o produto não venda no tempo esperado.
  • Campanhas promocionais fundamentadas em experiência de compra reforçam ao cliente a imagem de que ele é o centro das atenções. Ações com degustação, demonstração dos produtos (como por exemplo: sommelier na área de bebidas e especialista em churrasco na área de açougue), espaços instagramáveis e marketing de imersão, fazem a loja ser lembrada pelo cliente como exclusiva e única.

A aplicação de ações como as evidenciadas acima pode diferenciar sua loja, trazendo destaque na sua região, ampliando as vendas e a rentabilidade. Lembrando sempre de que tudo que acontece no varejo é devido ao fato de existirem clientes entrando para comprar, por isso é imprescindível investir na melhoria da jornada de compra do cliente.

Agenor Moraes – Diretor Zeppelin Supermercados

________________________________________________________________

Tendo em vista as rápidas e constantes modificações no cenário do varejo, a experiência de compras do cliente não pode ser deixada de lado, e cabe à empresa se remodelar para efetivar seu posicionamento comercial.

Para garantir que a experiência de compra seja sempre de excelência, o Zeppelin Supermercados tem ampliado seus canais de vendas através do uso de tecnologias e aprimorado o relacionamento com o cliente, através de capacitação continuada e desenvolvimento da equipe, elevando o nível de sua atuação.

Agenor Moraes – Diretor

“Garantir ao nosso cliente uma experiência de compras única e de excelência tem sido nosso foco desde abertura da nossa loja. Para isso acontecer de forma concreta, todos os passos desde a escolha dos produtos até sua disponibilização em loja física e virtual, são arquitetados e executados de forma estratégica pela nossa equipe. Uma equipe capacitada com foco em humanização do atendimento, tende a garantir maior satisfação e recorrência de compras do cliente”

Quando o cliente percebe que o ambiente da loja tem ele no centro das atenções, tende a retornar com frequência e intuitivamente prefere esta loja às outras. Este é um aspecto determinante e decisório para o êxito do negócio.

Gostou? Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram